.

CONSTELAÇÃO FAMILIAR

Terapia Sistêmica Fenomenológica de Bert Hellinger
Próximos grupos: 08/11 e 13/12/2008

CONSTELAÇÃO FAMILIAR é um eficiente método de terapia breve desenvolvido pelo psicoterapeuta e filósofo alemão, BERT HELLINGER, há mais de 20 anos.
As Constelações Familiares mostram-nos que problemas físicos, emocionais e até financeiros podem, com freqüência, não ter origem em nós, mas em situações que existem ou que existiram em nossa família. Isso ocorre independente de nosso conhecimento ou vontade. É comum, atitudes, problemas ou acontecimentos ocorridos com nossos antepassados se repetirem ao longo de gerações.
Conforme afirma Bert Hellinger, “existe nos sistemas familiares uma ordem oculta que só podemos perceber por seus efeitos”. Ao se tomar consciência dessa ordem, encontra-se também o caminho para as soluções capazes de restaurar o equilíbrio, a alegria, o amor, a prosperidade para a pessoa trabalhada e, mesmo, para os que com ela convivem.

COMO ACONTECE:
O trabalho é preferencialmente feito em grupo. O cliente expõe seu tema (problema) e, em seguida, escolhe os representantes para si e para os envolvidos na problemática apresentada. Toma-os pela mão e os posiciona no espaço da sala. Então, senta-se e aguarda. O passo seguinte é observar a dinâmica espontânea que ocorre, pois é dela que virão as informações para se esclarecer o problema, elucidar padrões destrutivos e para se encontrar uma “imagem de solução”.
Os representantes, sem pensar ou julgar, deixam-se levar pelas sensações que se manifestam no corpo. Sem intenção ou reflexão, pois a solução não é dada pela mente, mas pelo sistema da pessoa em constelação.
O método trabalha o sistema familiar a partir de uma única pessoa, não requer a presença de toda a família. O processo é vivencial e o procedimento, fenomenológico.

A QUEM SE DESTINA:
A quem busca trabalhar conflitos de relacionamento, sejam na relação conjugal; relação entre pais e filhos, ou profissional; vícios, questões de transtornos graves, perdas, falência, comportamentos difíceis e destrutivos, desemprego constante, situações repetitivas, entre outros.
A quem queira aumentar a compreensão de si mesmo e de seus entes queridos, entender a natureza sistêmica das relações e descobrir as forças entranhadas em sua rede familiar.

HÁ DUAS FORMAS DE PARTICIPAR:
Constelando seu tema, ou atuando como representante.
Quem atua, representando, também se beneficia do trabalho, podendo de sua participação emergir insights ou soluções pessoais.

FOCALIZADORA:
MAILDE J. TRÍPOLI - (CRT 37987) Psicoterapeuta Transpessoal, formada pela DEP - Dinâmica Energética do Psiquismo; Terapeuta Familiar Sistêmica - Constelação Familiar, por Peter e Tsuyuko Spelter (equipe internacional Bert Hellinger); Arteterapeuta (filiada à AATESP, N° 070/0507); Graduada em Letras e Mestre em Teoria Literária, pela UNICAMP. Autora do livro: Imagens, Máscaras e Mitos: o negro na obra de Machado de Assis.
Mais informações:
Espaço Bem Viver
Marinalva Ferreira
.

0 comentários:

BEM VIVER! Viver consciente

BEM VIVER!  Viver consciente