.

Felicidade - Bert Hellinger


A FELICIDADE

            A felicidade solta. Eleva-nos a um plano superior; por isso é sentida como leve, deixa para trás algo que nos oprime e amarra. Ela se comunica e se abre, deixando outros compartilharem o que conseguiu. A felicidade libera.
            A infelicidade, como sentimento, também liga, mas de uma forma passiva. Ela vem, por assim dizer, espontaneamente, não é preciso fazer nada para isso. Por isso é preguiçosa. Ela se nutre da fidelidade a outros infelizes na família. É uma lealdade infantil: nela, a gente permanece criança.
            A felicidade se nutre da afeição dos pais, principalmente da afeição da mãe. As pessoas felizes amam seus pais e sentem-se amadas por eles. Por isso também amam outras pessoas e são amadas por elas.
            Já os infelizes rejeitam um dos pais ou mesmo ambos e não se sentem amados por eles. Por isso, têm dificuldade de amar outras pessoas e freqüentemente também são amados por poucos. Nesse caso, principalmente por pessoas que querem compartilhar da infelicidade deles – especialmente seus filhos.
            A felicidade pode ser aprendida. Ela se aprende por meio do amor.

(In: HELLINGER, Bert. Pensamentos a caminho; Patos de Minas: Ed. Atman, 2005. P.139.)
Bert Hellinger, nasceu em 1925, na Alemanha. É o criador da Terapia Sistêmica Familiar, a Constelação Familiar. Formado em filosofia, teologia e pedagogia, pertenceu a uma ordem de missionários católicos e, como missionário, trabalhou por vários anos na África do Sul. Durante esses anos aprimora-se estudando diversas teorias psicoterapêuticas, como dinâmicas de grupo, Terapia Primal, Análise Transacional, Psicodrama entre outros. Nos anos 70, de volta à Alemanha, tem contato com o trabalho desenvolvido por Virgínia Satir, a Escultura Familiar. A partir disto, somado ao que observou no comportamento dos clãs africanos, desenvolve sua própria técnica terapêutica, que hoje é reconhecida em todo o mundo e faz de Bert Hellinger uma das figuras importantes da atualidade no campo da psicoterapia.



Constelação Familiar 20/03/2011 - com Mailde Tripoli
.

0 comentários:

BEM VIVER! Viver consciente

BEM VIVER!  Viver consciente